José Joaquim Santos

Tem Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) na área de Conversão de Energia. Foi Pesquisador e Membro do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST) da UNIFEI, atuando em Engenharia Térmica, especificamente em Dessalinização e Termodinâmica Aplicada em temas relacionados com Cogeração, Geração Termelétrica e Distribuída, Termoeconomia e/ou Exergoeconomia, Simulação e Diagnóstico.

É Professor Efetivo Permanente no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica. É Coordenador Geral do Programa Institucional da UFES para a Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP n° 29) apoiado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

É Secretário do Comité Técnico Executivo da Área de Ciências Térmicas da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFES e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Bolsa Pesquisador Capixaba) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Presidiu a Comissão Organizadora do I GT do Pré-Sal (1° Encontro do Grupo de Trabalho dos Programas PRH-ANP para Assuntos e Temas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação relacionados ao Pré-Sal) e foi Diretor Científico da Comissão Organizadora do ENCIT 2016 (16th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering).

Virá a 14ª Seng com a palestra "Diversificação da Oferta de Energia e Água usando Fontes Renováveis: alternativas tecnológicas, eficiência energética e aspectos ambientais".